Nossas Origens

NOSSO ECOSSISTEMA VAI ALÉM
DOS NOSSOS 25 MIL METROS DE
MATA ATLÂNTICA PRESERVADA.

Origem

A história da Toca da Coruja tem início em 1991. O local, inicialmente moradia de seus fundadores, chamava atenção por sua beleza, e se tornou desejo de viajantes que procuravam espaços para repousar. A partir disso, um dos quartos da Toca passou a ser disponibilizado para a hospedagem de turistas, e em pouco tempo a casa foi ampliada e harmonizada, oferecendo mais espaço e conforto às pessoas que desejavam explorar os espetáculos naturais das redondezas.

A Toca da Coruja, cujos diferenciais desde o princípio foram motivo de notoriedade na região, não parou de crescer e evoluir. Hoje, excede os limites do que pode ser considerado um hotel de luxo, e se destaca não apenas por suas acomodações, área de lazer ou gastronomia. Distingue-se e atrai turistas de todo o mundo por seu charme único, preocupação socioambiental e pioneirismo turístico na região.

NOSSO ECOSSISTEMA VAI ALÉM
DOS NOSSOS 25 MIL METROS DE
MATA ATLÂNTICA PRESERVADA.

PRAIA DE PIPA

Eleita pelo Guia Quatro Rodas como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, e pelo Tripadvisor como uma das cinco mais belas, a Praia da Pipa é conhecida por suas praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas e enseadas.

Pipa tem uma diversidade de vida marinha surpreendente. Lá você tem a oportunidade de observar diversas espécies de animais em seu habitat natural, como golfinhos e tartarugas marinhas — tudo isso em um cenário paradisíaco.

CENTRO DE PIPA

Lar de muitos golfinhos e tartarugas marinhas, a Praia da Pipa é conhecida por suas praias de águas claras e mornas, imensos coqueirais, piscinas e mirantes naturais, imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, dunas branquíssimas, enseadas, despenhadeiros.

Além do surf, turistas chegam de diversas partes do Brasil e do mundo para diversas atividades: passeios de barco, buggy, caiaque ou a cavalo, caminhadas e rally pelas trilhas da Mata Atlântica.

Inclusive este é um de seus encantos: consegue conciliar um cenário deslumbrante e um roteiro de tirar o fôlego a uma infra-estrutura cheia de charme e conforto, com bares, lojinhas e restaurantes de gastronomia com nível internacional. Mais do que vivenciar um dos points da costa nordestina, estar em Pipa é certeza de desfrutar "dias inesquecíveis de lazer e entretenimento ou simplesmente descanso e tranquilidade junto à natureza.

Baía dos Golfinhos

A Baía dos Golfinhos tem o mar calmo, quase uma piscina com marolas, e nela é possível ver golfinhos nadando perto das pessoas. É emocionante! As falésias são de vários tons, do rosa ao vermelho forte. Para chegar a essa praia aproveite a maré baixa pela Praia do Centro ou pela Praia do Madeiro.

Praia do Amor

A Praia do Amor é badalada pela galera do surf, o mar é bem agitado e venta bastante. Para chegar lá, pode ser pela Praia do Centro na maré baixa ou pela rua e trilha pela falésia. Tem quiosques com guarda-sol, aluguel de pranchas de surf com aulas (se você precisar) e uma biblioteca com livros e revistas.

CHAPADÃO

O Chapadão é um enorme penhasco colorido entre a Praia do Amor e a Praia das Minas. A praia abaixo do penhasco é pequena, linda e perfeita para quem busca privacidade e tranquilidade.

PRAIA DAS MINAS

Nosso Bar da Praia está localizado lá, na mais completa harmonia com a natureza praiana e em uma área de preservação ambiental. Lá você encontra exclusividade, tranquilidade e clima de praia com paisagens cênicas.

PRAIA DO MADEIRO

Envolta por muita natureza, incluindo um exuberante coqueiral, a Praia do Madeiro é formada por uma baía e, por esse motivo, se caracteriza principalmente por ter ondas bem fracas. Dessa forma, a ela é um local ótimo para nadar e avistar golfinhos.

PRAIA DE CACIMBINHAS

Vento intenso pra velejar, praias longas e tranquilas pra caminhar e contemplar as tartarugas marinhas que por ali podem ser avistadas.

ROTEIROS DE CHARME

Desde 2000 a pousada Toca da Coruja deu início à sua grande parceria com a Associação Roteiros de Charme, selando um marco bem- sucedido na história da pousada.

Com interesses comuns, tendo como princípios a sustentabilidade turística e a busca pela excelência nos serviços e no melhoramento da infraestrutura, abraçamos o grande desafio de entrar para uma associação que nos influenciou - desde o princípio - a evoluir sempre.

Dessa forma, sob a “bússola” da associação Roteiros de Charme, plantamos as primeiras sementes de uma nova cultura em nossa região, que, naquela ocasião, carecia de bons serviços hoteleiros. Não temos dúvidas de que foi através das determinações e metas inovadoras recomendadas pela associação Roteiros de Charme que as práticas sistêmicas nas dimensões sociais, regionais e ambientais, foram aperfeiçoadas em toda nossa cadeia de contato com nossos hóspedes (do atendimento inicial até a saída), gerando serviços de excelência que, hoje, temos muito orgulho em dizer que conseguem nos enquadrar dentro dos padrões de qualidade e responsabilidade exigidos por nossa parceira.

O tempo passou e, através de erros e acertos, essa união foi se solidificando e pulverizando bons exemplos, como regra básica de que não há sustentabilidade na indústria turística sem o devido comprometimento de todas as esferas envolvidas, a saber, o público e o privado.

Foi assim, com arranjos de ideias simples e grandes desafios, que nasceu e vem se desenvolvendo essa vontade associativa. Esperamos que ela cresça ainda mais com o passar dos anos, pois está no “DNA” da pousada Toca da Coruja e da Associação Roteiros de Charme a pretensão de seguir inovando e dando o melhor para que todos possam evoluir: hóspedes, hoteleiros e todo o setor turístico.

Foi assim, com arranjos de ideias simples e grandes desafios, que nasceu e vêm se desenvolvendo tal vontade associativa. E esperamos que ela cresça ainda mais com o passar dos anos, pois esta no “DNA” da pousada Toca da Coruja e da Associação Roteiros de Charme a pretensão de seguir inovando e dando o melhor para que todos possam evoluir: hóspedes, hoteleiros e todo o setor turístico.

OUTROS PARCEIROS

CONDÈ NAST
JOHANSENS

A Toda da Coruja faz parte da Condé Nast Johansens, guia que tem entre seus enfoques servir como referência a viajantes experientes que estejam à procura de hotéis de charme e luxo pelo mundo.

A Condé Nast Johansens tem mais de 50 anos de experiência e conta com profissionais altamente qualificados que avaliam anualmente cada hotel. Temos orgulho de participar da seleta chancela que faz parte da mesma editora de revistas como Vogue, GQ, Traveller e Glamour.

Awards

ELEITA PELA CONDÉ NAST JOHANSENS COMO MELHOR HOTEL PARA ROMANCE DA AMÉRICA LATINA 2019

SUSTENTABILIDADE

A Toca Da Coruja se orgulha de sempre ter promovido um programa baseado em práticas sustentáveis, em que se respeita e protege não somente o Meio Ambiente, mas também o ser humano. Considerando a importância da diversidade cultural, a pousada foi criada com o propósito de promover a cultura local.

Esse conceito vai desde a arquitetura e decoração dos bangalôs (que remetem à arquitetura de fazendas coloniais) até a mão de obra utilizada na pousada

ALGUMAS DAS AÇÕES
ADOTADAS PELA TOCA:

Programa que atua na eficiência energética (uso de sensores de presença, lâmpadas econômicas, bóias automáticas e manutenção preventiva);

Conservação de água (uso de vasos sanitários com caixa acoplada);

Campanhas de conscientização de economia de água e energia com colaboradores e hóspedes;

Tratamento de resíduos (compostagem, coleta seletiva, dentre outros) que são usados na horta e nos jardins da pousada; ​

Apoio à comunidade local (estímulo à contratação de colaboradores locais, capacitação de jovens — primeiro emprego, programa de Educação Ambiental, participação na ONG-NEP - Núcleo Ecológico da Pipa);

Valorização da cultura e arquitetura local e regional;

Parceria com fornecedores e produtores locais; preservação da fauna e flora local.